12/31/2005

Bush define 2005 como "ano de firme progresso"

Estadão.com.br
Washington - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje a seus compatriotas que a economia do país está saudável, e que os EUA, que conseguiram sucessos no Afeganistão e no Iraque, continuarão promovendo a "liberdade e a democracia". Em sua mensagem radiofônica de sábado, a última do ano, feita a partir de seu rancho em Crawford, no Texas, onde descansa nesse fim de semana, Bush disse que 2005 "foi um ano com firme progresso em direção a um mundo mais livre e mais pacífico, e para um EUA mais próspero".
"Neste ano vimos que o povo iraquiano desafiou os terroristas e teve três eleições bem-sucedidas, nas quais votou pelo único governo constitucional e democrático no mundo árabe", disse. "Também vimos o povo do Afeganistão eleger um Parlamento democrático", acrescentou o presidente. "Estes são lucros assombrosos na história da liberdade", afirmou Bush. "À medida que a liberdade e a democracia se arraigam em uma região tão conflituosa, melhoramos a segurança para os americanos aqui, em nosso país, e formamos os alicerces da paz para futuras gerações".
O presidente disse que "a estratégia completa para a vitória" inclui elementos de segurança, política e economia. "Nossa coalizão mantém a ofensiva, e procura e elimina o inimigo das cidades, povoados e aldeias iraquianas, e transfere mais controle às unidades iraquianas", disse.
As pesquisas de opinião mais recentes mostram que a popularidade de Bush tem subido um pouco. Entretanto, mais de 55% dos americanos ainda acham que foi um erro ir à guerra no Iraque, e que o presidente não tem uma estratégia que permita a retirada das forças americanas do país árabe. presidente também se referiu a assuntos de política interna dos EUA em sua mensagem, e sustentou que a economia do país "continua sendo (em 2005) a inveja do mundo".
EFE