Fujimori passa ano-novo sozinho em prisão chilena
O ex-presidente peruano, Alberto Fujimori, deve passar sozinho o ano-novo, assim como fez no Natal, detido em uma pequena cela da escola de Gendarmaria do Chile, longe dos filhos. Keiko, Kenji e Sachi, filhos de Fujimori, haviam solicitado aos membros da gerdarmaria uma autorização para entrar no local na noite deste sábado e receber o ano-novo junto de seu pai, que está preso para ser extraditado desde 7 de novembro passado. Entretanto, a instituição não permitiu a entrada dos três filhos do ex-presidente, o único preso do local, no sul de Santiago. O pedido foi negado por razões de segurança e contingência, tal como ocorreu no Natal, informaram as fontes.
O ex-presidente peruano está detido desde 7 de novembro, após chegar de surpresa ao Chile vindo do Japão, onde ficou os últimos cinco anos após renunciar à presidência peruana, em meio a um escândalo de corrupção. As autoridades peruanas esperam formalizar o pedido de extradição antes de 6 de janeiro, quando vence o prazo legal de dois meses para apresentar à Justiça chilena toda a documentação necessária para solicitar a extradição do ex-chefe de Estado.
O Peru pedirá a extradição de Fujimori por supostos crimes contra a humanidade, grampo telefônico, corrupção de funcionários e usurpação de funções. Fujimori espera conseguir eludir o pedido e se apresentar novamente como candidato à Presidência do seu país para as eleições de abril próximo.
AFP / TERRA.COM.BR
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home