Rússia recusa encerrar cooperação com o Irã
MOSCOU - A Rússia rejeitou nesta quinta-feira os pedidos dos Estados
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/rusia.jpg)
"A decisão pelo fim da cooperação com um país depende exlusivamente do Conselho de Segurança da ONU", disse Kamynin através de um comunicado. "Até agora, o Conselho não tomou nenhuma decisão no sentido de encerrar a cooperação com o Irã em energia nuclear", acrescentou.
Segundo o porta-voz, todo país tem o direito de decidir com quem e como deve cooperar, adicionando que o projeto de Bushehr "está sob total controle" da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O secretário adjunto de Estado americano, Nicholas Burns, disse na quarta-feira a repórteres em Moscou que os Estados Unidos haviam pedido para que os países encerrassem a cooperação com o Irã,
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/Bushehr1.jpg)
Burns afirmou ainda que os países devem encerrar todas as exportações de armas para Teerã. A Rússia fornece sofisticados mísseis aéreos para o governo iraniano.
O governo americano tem pressionado medidas duras por causa da recusa iraniana em suspender seu programa de enriquecimento do urânio. Washington acredita que o programa nuclear iraniano tem propósitos bélicos.
O Chefe de energia atômica da Rússia, Sergei Kiriyenko também reagiu negativamente ao pedido americano. Kiriyenko disse que os trabalhos russos na construção da usina de US$800 milhões "cumprem todos os acordos e normas internacionais".
Ainda nesta quinta-feira, vice-chanceler russo Sergei Kislyak
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/iranmilitar.jpg)
A agência ITAR-Tass citou uma fonte iraniana afirmando que uma delegação liderada pelo vice-secretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Javad Vaidi, se encontraria na quinta-feira com diplomatas russos.
Segundo a agência, os russos informariam os iranianos sobre os resultados da reunião entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança nesta semana em Moscou.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/iranmilitar2.jpg)
Enviados do chamado UE-3 - Reino Unido, França e Alemanha - se reuniram por pelo menos duas horas em Moscou na quarta-feira com o vice-secretário do Conselho de Segurança Nacional do Irã, mas houve pouco progresso.
Burns salientou que todos os participantes estavam de acordo em impedir o Irã de obter capacidade nuclear mas não chegaram a um acordo sobre os meios para isso. Ele se negou a informar quais países não apoiaram as possíveis sanções.
http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home