1/22/2006

Testes militares em Alcatrazes


Adital - Notícia publicada no site Ambiente Brasil revela que a Marinha do Brasil voltou a fazer testes militares no arquipélago de Alcatrazes, situado no litoral norte do Estado de São Paulo. Os exercícios de tiro foram suspensos em março de 2004. Na época, técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambientes e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constataram uma bomba lançado durante o treinamento foi responsável pela destruição de parte da ilha principal do arquipélago.De acordo com informações do site, o retorno dos testes militares foi viabilizado com um acordo entre os Ministérios da Defesa e do Meio Ambiente. A reportagem publicada pela Ambiente Brasil mostra que a decisão de retomar os exercícios gerou protesto de ambientalistas.
"É uma incoerência", afirmou em entrevista ao site Shirley Pacheco de Souza, oceanógrafa do Instituto Mar e Terra. "Todo um trabalho de conservação ao lado da área de tiro ao alvo", ressaltou. Amanhã, dia 21 de janeiro, entidades ambientais farão um protesto.
Alcatrazes está situado a aproximadamente 45 km do Porto de São Sebastião. O arquipélago tem uma importância ambiental relevante. Os treinamento da Marinha são realizados na porção nordeste do arquipélago, no Saco do Funil. O local possui formação rochosa, onde foram pintados alvos. Abriga o maior ninhal de aves marinhas do Sudeste brasileiro e constitui um notável laboratório natural para estudos evolutivos, contendo espécies únicas (endêmicas) em seus ecossistemas.
www.adital.com.br