2/22/2006

Detidos atores de filme sobre Guantánamo

LONDRES. Os atores Rizwan Ahmed e Farhad Harun, que interpretam suspeitos de terrorismo no premiado filme “The Road to Guantánamo”, foram detidos pela polícia britânica em sua chegada a Londres, vindos do Festival de Cinema de Berlim, informou ontem a organização dos direitos civis Reprieve.
Os atores do filme do diretor britânico Michael Winterbottom, agraciado no domingo com o Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim, foram presos na quinta-feira passada no Aeroporto de Luton, nos arredores de Londres. Eles estavam ao lado de Shafik Rasul e Rhuhel Ahmed, os ex-prisioneiros de Guantánamo interpretados nas telas pelos atores.
A polícia britânica informou que havia interrogado os atores com base na lei antiterrorista, mas que não havia efetuado prisões.
— Foi um procedimento de rotina. Ficaram detidos por menos de uma hora — disse uma porta-voz da Polícia de Bedfordshire, distrito onde está localizado o aeroporto.
O filme de Winterbottom relata o destino de três muçulmanos britânicos que vão para um casamento no Paquistão em 2001, viajam ao Afeganistão e terminam na prisão de segurança máxima dos Estados Unidos na base naval no leste de Cuba, por suspeita de terrorismo.
Ahmed, que interpreta Shafik, informou através da ONG que uma policial perguntou a ele se havia se “tornado ator para difundir a luta dos muçulmanos”. “Os atores ficaram traumatizados com esta experiência”, concluiu a Reprieve.
http://oglobo.globo.com/jornal/mundo