ONU e Parlamento Europeu exigem fechamento de Guantânamo
IMPERIO DO TERROR
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/2582abu-ghraib-sbs-6.jpg)
As conclusões podem incendiar ainda mais os ânimos árabes contra o Ocidente, que cresceram após novas imagens de maus-tratos na cadeia iraquiana de Abu-Ghraib, recém-divulgadas por uma TV australiana. "O governo dos Estados Unidos deve fechar as instalações de detenção da baía de Guantânamo sem mais demora", disseram os investigadores. Enquanto isso não
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/abu3.jpg)
O relatório afirmou que tratamentos cruéis, como colocar presos em solitárias, deixá-los nus, sujeitá-los a temperaturas extremas e ameaçá-los com cães pode equivaler à tortura, que é proibida em qualquer circunstância. "O excesso de violência empregado em muitos casos durante o transporte e a alimentação à força de detentos em greve de fome devem ser avaliados como equivalentes à tortura", disse o texto.
Os cinco investigadores disseram estar especialmente preocupados com as tentativas do
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/3628abu-ghraib-sbs-4.jpg)
Arbour afirmou, antes da divulgação do relatório, que, embora não endosse todas as recomendações do documento, acha que os EUA devem submeter os detentos a julgamento ou liberá-los, fechando a prisão.
Rebate
Washington acusou os investigadores da ONU de agir como promotores. "Ele inclui apenas as alegações factuais necessárias para sustentar aquelas conclusões e ignora outros fatos que minariam essas mesmas conclusões", disse o embaixador dos EUA na ONU em Genebra, Kevin E. Moley, numa carta para Arbour, incluída como anexo às conclusões dos autores do documento.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/5377abu-ghraib-sbs-9.jpg)
Parlamento Europeu
Mas a organização tão desrespeitada pelos EUA não esteve sozinha em sua pressão. O Parlamento Europeu (PE) também reivindicou ontem - em uma resolução - o fechamento do centro de detenção. No texto, aprovado por 80 votos a favor, um contra e uma abstenção, a Eurocâmara ressalta "que todos os prisioneiros devem receber tratamento conforme a legislação humanitária internacional, e ser julgados no prazo mais breve possível após uma audiência justa e pública, a cargo de um tribunal competente, independente e imparcial".
Os eurodeputados reiteraram, além disso, sua condenação a "todas as formas de tortura e de
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/340abu-ghraib-sbs-5.jpg)
Mas ressalta que a luta contra esta praga, "uma das prioridades da UE e um aspecto fundamental de sua ação exterior, só pode ser realizado com sucesso caso se respeitem plenamente os direitos humanos e civis". "(Guantânamo) é uma enorme mancha no histórico, não só dos EUA mas de todos aqueles que calam e toleram", afirmou o eurodeputado do grupo Os Verdes, Raúl Romeva, no debate prévio à resolução.
Representando a Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) e sem se
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1999/2041/320/1036abu-ghraib-sbs-7.jpg)
Na resolução parlamentar, além de pedir ao presidente da Eurocâmara, Josep Borrell, que transfira a mensagem ao resto das instituições européias, como habitualmente fazem, os eurodeputados também solicitam que comunique ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e ao Congresso americano.
Da Redação,Com agências.
www.vermelho.org.br
fotos: http://www9.sbs.com.au/theworldnews/
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home