4/25/2006

Israel lançará novo satélite capaz de espionar Irã

Por Ori Lewis
JERUSALÉM (Reuters) - Israel deve lançar na terça-feira um satélite para a obtenção de imagens altamente precisas que melhorará sua capacidade de vigiar o Irã, afirmou o jornal Yedioth Ahronoth.
O ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, disse nesta semana que o programa nuclear desenvolvido pelos iranianos é a ameaça mais séria enfrentada pelos judeus desde o Holocausto nazista.
"As capacidades do satélite falam por si mesmas. Eu não preciso falar nada sobre a finalidade para a qual ele pode ser usado", afirmou à Reuters Shimon Eckhaus, presidente-executivo da empresa ImageSat International, responsável pela fabricação do aparelho.
O satélite Eros B possui uma câmera capaz de identificar objetos no solo de até 70 centímetros de largura, afirmou o jornal. Eckhaus confirmou para a Reuters o conteúdo da matéria.
Segundo o Yedioth Ahronoth, o Eros B funcionará junto com uma versão anterior do mesmo satélite, lançada em dezembro de 2000. Os dois foram projetados para ajudar o satélite espião de Israel Ofek 5, que passa regularmente sobre os países árabes.
A reportagem disse que o Estado judaico pretende lançar outro satélite com a capacidade de ver objetos em todas as condições meteorológicas e na escuridão. Os satélites Eros trabalham apenas com a luz do dia e com boas condições de visibilidade.
O lançamento acontece em um período de muita tensão devido ao programa nuclear iraniano.
Os EUA acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares e recusaram-se a descartar a opção militar caso fracassem os esforços diplomáticos para limitar as ambições atômicas do país islâmico. O Irã diz que seu programa nuclear é pacífico e visa apenas à produção de eletricidade.
materia completa:
http://noticias.uol.com.br/ultnot