2/26/2006

HAITI: Preval anuncia vitória do povo

Adital - "Esta não é uma vitória de Preval, é a vitória do povo haitiano". Estas foram as primeiras palavras do presidente eleito René Preval, durante entrevista concedida à Rádio Havana, de Cuba. O novo governante atribui sua vitória nas eleições do último dia 07 de março à ânsia do povo haitiano por mudanças e se vê como o condutor desse projeto para mudar a vida dos moradores do país.
Eleito com mais de 50% dos votos, Preval disse que o povo haitiano está faminto, necessitando de saúde e educação, mas agora esse povo está no poder. "Hoje o povo haitiano não tem acesso à educação, à saúde. A maioria da população não sabe ler nem escrever, não tem assistência sanitária, a maioria no tem um emprego que lhe permita viver com sua família."

Preval acredita que a cooperação internacional poderá ajudar bastante o Haiti. Ele citou a ajuda cubana na educação, através de um programa de alfabetização e de um programa de bolsas, em que 750 jovens haitianos estudam Medicina em Cuba.

A ajuda cubana é bem vista pelo futuro presidente, assim como a de todos os países que quiserem ajudar a melhorar a vida do povo haitiano. A cooperação com país do sul é entendida por Preval como mais próxima e fraterna. Mas, segundo ele, todas as ajudas têm que estar baseadas no respeito às decisões e vontades do povo haitiano.

Sobre a união das diferentes tendências políticas do país em torno de um novo projeto nacional, o presidente disse crer que "a maior reconciliação que deve se fazer é para os famintos que necessitam de comida, é para aqueles que não têm saúde, para que recebam atenção médica; é para aqueles que não têm educação, para que a recebam. Isso é o importante".
www.adital.com.br