3/02/2006

China reage a Pacto Nuclear entre EUA e India

ISLAMABAD, 2 MAR (ANSA) - O presidente norte-americano, George W. Bush, em sua primeira visita à Índia, anunciou hoje um pacto para a cooperação em energia nuclear civil entre Washington e Nova Delhi.
A China reagiu rapidamente ao acordo, e reiterou a necessidade de "manter a eficiência e a autoridade" do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
O porta-voz do ministério de Relações Exteriores chinês, Qin Gang, em clara alusão a que a Índia se nega a firmar este tratado, disse que o mesmo "joga um rol importante" na promoção da não proliferação, o desarme e o uso pacífico da energia atômica.
Bush chegou a Nova Delhi na quarta-feira, depois de uma inesperada visita a Kabul, e na manhã de quinta-feira se reuniu com o primeiro-ministro Manmohan Singh. Ao final da reunião, durante uma coletiva de imprensa conjunta, Bush anunciou o acordo, que era o ponto central de sua visita à Índia.
"Hoje concluímos um acordo histórico sobre energia nuclear", disse Bush, e Singh destacou que se sentia "especialmente honrado" por o ter concretizado sobre as linhas gerais definidas sobre o tema em 18 de julho passado, em Washington.
Em sua visita, Bush também desafiou aos grupos armados paquistaneses, que hoje cometeram um atentado próximo ao consulado norte-americano, em que morreram cinco pessoas, entre elas um diplomata dos Estados Unidos. (ANSA)
http://www.ansa.it/ansalatinabr